segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ondas grandes devem mudar a história da Bahia no Sábado

Por: Miguel Brusell

Um bom Swell vindo do Sul se aproxima da costa baiana e deve ter o seu ponto mais forte no sábado (3), dia em que o vento sopra de Sul Sudeste, com uma intensidade de fraca para moderada. Acreditando que estas condições vão gerar ondas com mais de 4 metros de face na bancada do Farol de Itapuã, a organização do 2º Desafio Abubakir de Ondas Grandes emitiu o alerta para a realização da competição no sábado.
A onda quebra em frente ao Farol de Itapuã, gerando uma esquerda grande, pesada, tubular e muitas vezes perfeita para a prática do surf. Só que este paraíso tem um preço. Além de ter um quebra coco animal no final da onda, a praia tem pedras em toda a sua extensão, com apenas um local para sair do mar, sem ter que escalar um paredão, passando por cima dos ouriços e dos corais.
A janela de espera pelas condições ideais para a realização do evento está aberta desde o dia 1 de julho e a organização está confiante em realizar o evento no sábado. “O Swell está sendo monitorado em todo país. A organização de um evento de onda grande em São Paulo já deu o alerta para a quinta feira. Na sexta à tarde, as ondas já devem estar chegando à Bahia”, acredita Maurício Abubakir, um dos organizadores do evento.
Depois do sucesso da primeira edição, o Desafio Abubakir de Ondas Grandes ganhou força e promete escrever mais um emocionante capítulo na história do big surf da Bahia e do Brasil. “O Danilo Couto está em São Paulo, mas já confirmou presença e me pediu para reservar vaga para Garret Macnamara e mais dois havaianos”, revela Rodrigo Barreto, o outro organizador do evento.
Também já confirmaram presença Heloy Júnior e Adriano de Jesus, que foram os vencedores da primeira edição, e mais Rodrigo Resende, Armando Daltro, Bruno Pitanga e Wilson Nora. Além de atletas de outros Estados e dos principais atletas locais, o Desafio Abubakir de Ondas Grandes é o único evento que pode reunir dentro da água, as quatro últimas gerações do surf baiano. Serão 32 atletas, divididos em oito baterias com quatro competidores.
Todos disputarão duas baterias de 30 minutos em horários diferentes de maré, entrando para o somatório apenas as duas melhores ondas do dia. O mesmo critério dos tradicionais eventos de ondas grandes do mundo. A premiação para o campeão será uma passagem para o Chile e para o vice uma passagem para o Peru. Além disto, os cinco primeiros colocados recebem pranchas sobre encomenda além dos tradicionais troféus.
Todos os participantes receberão uma medalha de participação honrosa e a camisa oficial do evento. O 2º Desafio Abubakir de Ondas Grandes tem o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador através da SECULT-COEL, Rede Outlight, Uranus2, Procorpo Academia, Top Empreendimentos, Paraguaçu Engenharia, Asa, Aldeia do Surf, Trip Surf, Bullys, Teccel, Bahia Fibra, Texiglass, Tessatour.
Tem a supervisão da Federação Baiana de Surf, coordenação técnica de Lapo Coutinho e a realização da Quebra Coco e ExtraSurf.

Um comentário:

  1. Já vi o blog, tá demais. Acho que não deviamos só ficar nas materias E SIM COLOCAR OS VIDEOS AS FOTOS DAS ONDAS CABULOSAS E TODA A ENERGIA DO CAMPEX, MAIS AS ONDAS DESSE PICO ALUCINANTE: Sim,porque me sinto parte integrante desse time, sou da equipe na alma e sempre vou ser, isso é desde o Hawaii quando o Mauricio me ajudou quando morei lá, e sei que voces me apoiam demais porque gostam de mim pra caralho, Voce meu grande amigo Rodrigo e Mauricio meu Irmão...

    Então muito obrigado pela chance que me dão de estar sempre junto com voces e participando dessa iniciativa tão bonita e TÃO SURF DE ORIGEM, DE RAIZ, QUE É O PRIMEIRO EVENTO DE ONDAS GRANDES, FEITO POR BIG WAVE RIDERS PARA BIG WAVE RIDERS DE VERDADE, SOUL SURF ALMA BIG.

    E Blog de qualidade e atitude assim como seu Editor

    ALOHA Remora

    Abs e aloha

    Seu irmão Klebão

    ResponderExcluir