quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DESAFIO ABUBAKIR de ONDAS GRANDES 2


Por: Rodrigo Barretto


Para surfistas de alma, destemidos e apaixonados pela adrenalina de descer nas maiores ondas, o evento mais aguardado do ano,
DESAFIO ABUBAKIR de ONDAS GRANDES 2.

O campeonato traz ao mar os melhores big riders para um espetáculo ao público, onde as diferentes gerações se reúnem para disputar o título no maior mar da temporada, colocando à prova a coragem, perícia e radicalidade para levar a melhor premiação pra quem gosta de ondas grandes:

1 passagem ao Chile, 1 prancha e troféu ao Campeão
1 passagem ao Peru, 1 prancha e troféu ao Vice-campeão
prancha e troféu aos 3º e 4º melhores
prancha e troféu à maior onda surfada
medalha e camisa à todos os competidores

Sucesso de Público e Mídia em 2007, o 1° Troféu Ondas Grandes tornou-se um marco na história do surf na Bahia. Primeiro evento de ondas grandes na remada realizado no País, promoveu uma disputa de heróis do mar, que desafiaram ondas de 4 metros em condições extremas e fizeram até o Farol de Itapuã tremer.

Nesta edição, que se ajustou às necessidades do esquema diferenciado de competição, ficando em espera pelas melhores condições do mar, serão 40 competidores fazendo 2 participações em baterias de 5 atletas que buscarão em suas 2 melhores ondas do dia, o prêmio de Campeão. Além de favorecer os atletas com mais tempo de escolha e menos adversários pra disputar cada bateria, todos terão condições iguais de apresentarem seu surf.

Com uma visão mais racional com relação ao meio sócio-ambiental, buscamos parcerias com associações e ongs locais de Itapuã (Jogue Limpo e APA Abaeté) para garantir postos de trabalho e ações educativas para a comunidade e espectadores.

Com a repercussão que houve na 1ª edição, muitos surfistas de ondas grandes renomados internacionalmente reservaram participação no evento. Atletas do Hawaii, África do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, dentre outros, incluindo os baianos Danilo Couto e Yuri Soledade que figuram entre os mais respeitados big riders do mundo, além de Rodrigo "Monster" Resende, campeão mundial de Ondas Gigantes e Grant "Twigh" Baeker, atual vencedor da maior onda surfada em todos os oceanos do planeta.

Em 2007, desde a festa de lançamento, foram várias veiculações nas mídias especializadas e no dia do evento além de trazer um grande público à praia, muitos meios de comunicação, como TVs, Rádios, Jornais e Sites foram conferir o desafio de perto e deram destaque às matérias em suas mídias. Por se tratar de uma modalidade diferenciada, que envolve riscos e coloca à prova a perícia e coragem dos participantes, todos querem presenciar e se emocionar com as Grandes Ondas do nosso cartão postal, o Farol de Itapuã.

Dessa forma, a Bahia será divulgada mais uma vez ao mundo, mas por outras peculiaridades e atraindo assim, a atenção de outros públicos e mídias.

Por meio de Assessoria de Imprensa, estamos veiculando matérias informativas sobre o evento, seu formato, novidades do tema e alertas de Swell à diversos meios de comunicação, inclusive no nosso blog (ondasgrandes.blogspot.com) que conta com maiores informações aos interessados.

Danilo Couto, Rodrigo Resende, Garret Macnamara (HAW) , Grant Beaker (AFR), Yuri Soledade, Wilson Nora, dentre outros estarão na terra e no mar pra conferir o que é que a Bahia tem e poderão dividir o pico com os atletas locais que terão a seu favor a experiência nas ondas do Farol, que pode fazer muita diferença nas performances. Nomes como Mauricio Abubakir, Rodrigo Barretto, Eloy Lorenzo, Du Bimba, a família Melo, encabeçada por Heloy Jr, vencedor da 1ª edição além de outras figuras freqüentes no outside nos dias grandes, estão treinados e dispostos a dar trabalho aos maiores nomes do mundo na modalidade e o desafio será eletrizante.

De acordo com as previsões, nesta sexta à noite, 02 de outubro, chega ao litoral norte da Bahia um dos mais promissores swells dos últimos anos. O sábado, 03 de outubro deverá amanhecer com ondas grandes e perfeitas num dia de sol onde os desafiadores do mar irão brilhar sobre suas pranchas em busca da glória e da realização. Cada um tem seus motivos pra gostar de ondas grandes, mas uma coisa é certa, todos respeitam o mar e sabem o que irão enfrentar.

Boa sorte a todos e boas e grandes ondas! Com pimenta baiana.

big riders = surfistas de ondas grandes.
swell = ondulação oceânica medida em altura e velocidade de deslocamento.
Outside = Linha imaginária após a arrebentação das ondas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário