domingo, 20 de setembro de 2009

Sai a lista de Inscritos do 2º Desafio Abubakir Ondas Grandes.

Estão encerradas as inscrições para as 32 vagas titulares do 2º Desafio Abubakir Ondas Grandes, constando nomes de todas as gerações do nosso surf, desde a velha guarda, encabeçada por Mauricio Abubakir, Heloi Melo, Kleber Batinga e Dentinho, à geração seguinte com Beto Dias, Rodrigo Barretto, Roberto Vieira, Luciano Du Bimba e as próximas, muito bem representadas por Mandinho, Heloy Jr, Eloy Lorenzo, Bruno Pitanga, Adriano de Jesus, Vinicius Cardoso, dentre outros que tiveram disposição pra encarar o desafio nas maiores ondas da Bahia.


Com a ilustre presença de dois dos maiores Big Riders do Mundo entre os inscritos, Rodrigo Resende e Danilo Couto, a bancada vai borbulhar como um tacho de acarajé e muitos outros talentos estarão pilhados pra botar pra baixo nas pesadas ondas do Farol de Itapuã.


“Desde o dia 1 de julho, estamos focados nas previsões, treinando e afinando as gunzeiras pra estarmos prontos na hora do alerta. As maiores ondulações que chegam normalmente em maio e junho ainda não mostraram força no litoral da Bahia e nem o ventão leste de julho chegou, então tudo leva a crer que o La Nina está atrasando a entrada do inverno esse ano e torcemos pra que grandes swells encostem antes do fim da temporada”, prevê Mauricio, com conhecimento de causa.


Nesta edição do desafio, o sistema de inscrição foi modificado pra beneficiar os atletas e a funcionalidade do evento. Na versão anterior, a lista de inscritos foi selecionada através de votação entre uma lista de 80 pré-selecionados, elegendo 32 participantes. Desta vez, as inscrições foram abertas a todos e com uma margem de antecedência, inibindo as inscrições na praia, que inviabilizam o cronograma das baterias.


Sendo 32 atletas, serão disputadas 8 baterias com 4 competidores. Todos os atletas terão duas chances de 30 minutos em horários diferentes de maré pra pontuar as 2 melhores ondas do dia. Seguindo o mesmo critério dos tradicionais eventos de ondas grandes do Hawaii, os competidores não precisam se preocupar com seus adversários na bateria, mas em fazer seu melhor em 2 seções de surf com mais 3 no outside.


Depois de tantos números técnicos, a matemática que faz valer a pena é a premiação diferenciada desse evento: passagem para o Chile ao Campeão, para o Peru ao Vice e pranchas sobre encomenda aos 5 primeiros colocados além dos cobiçados troféus mostrados na festa de abertura. Fora isso, todos os participantes receberão uma medalha de participação honrosa e a camisa oficial do evento.


“A cada ano, nossa intenção é melhorar a premiação, a organização e a estrutura do evento. Para isso, contamos com parceiros fortes e fiéis que depositam confiança no surf e colhem credibilidade junto ao nosso trabalho sério e que visa engrandecer o esporte como um todo, despertando a atenção da mídia e aproveitando esse espaço pra divulgar nossa cultura e o respeito ao meio sócio-ambiental que vivemos”. Declara Rodrigo.


A partir de agora, só há vagas para alternates em lista de espera por ordem de reserva. Como na edição passada, no dia que o swell entrar, algumas vagas poderão ficar disponíveis e os reservados terão sua oportunidade de participar do desafio. Como foi divulgado antes, as vagas preenchidas na praia serão 50% mais salgadas (R$ 150,00). “Só assim podemos melhorar a organização e manter um cronograma que beneficie o tempo das baterias e a oportunidade dos atletas escolherem melhor suas ondas”, esclarece Lapo Coutinho, coordenador técnico do evento.


“Colocar o nome nessa lista, dá um frio na barriga que só quem conhece as ondas do Farol sabe como é, além da responsa que passa a nos acompanhar até a hora da verdade”, diz Cacau, alertando os desavisados.


Enquanto as ondas não alcançam o tamanho esperado de mais de 3 metros, os big riders aproveitam os maiores balanços do mar pra manterem a forma e a intimidade com o equipamento, torcendo pra que os ciclones extra-tropicais acordem logo e venham em nossa direção.


Os Big Riders que estão confirmados para o desafio são:


Rodrigo Resende
Danilo Couto
Heloy Jr
Armando Daltro
Mauricio Abubakir
Rodrigo Barretto
Cacau Imbassahy
Eloy Lorenzo
Adriano de Jesus
Ricardo Abubakir
Kleber batinga
Luciano Du Bimba
Heloivaldo Melo
Beto Dias
Roberto Vieira
Jairo Flores
Marlos Viana
Ricardo “Salada” Neves
Charles Coutinho
Luiz “Dentinho” Castro
Marco Túlio
Virgílio Sancho
Flávio Maia
Carlos Nolasco
Marcelo Nascimento
Matheus Rocha
Vinicius Cardoso
Tom Almeida
Pedro Imbassahy
Bruno Pitanga
Marcos Monteiro
Helio Rocha




Os interessados em reservar vaga na lista de alternates, devem comparecer à Aldeia do Surf (3367 0948), no shopping Villarejo em Jaguaribe (antiga ACASURF).


Esse evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador através da SECULT-COEL, RedeOutlight, Uranus2, Procorpo Academia, Top empreendimentos, Paraguaçu engenharia, Asa, Aldeia do Surf, Trip Surf, Bullys, Teccel, Bahia Fibra, Texiglass, Tessatour, com supervisão da Federação Baiana de Surf e realização da QuebraCoco e ExtraSurf.


Por Rodrigo Barretto




: Tradução :


Big Riders : surfistas de ondas grandes
Gunzeiras : derivação de gun, prancha pra ondas grandes
Swell : ondulação dos oceanos (pés / metros)
Alternates : lista de espera
La Nina : fenômeno que influencia o clima no hemisfério sul



A Festa de Abertura ja virou tradição.  foto: Diego Freire 


Lapo Coutinho em homenagem à Seu Gabriel.  foto: Diego Freire 


Os cobiçados troféus.  foto: Diego Freire 


Danilo Couto marcando presença.  foto: Diego Freire 


 
Mandinho e Mauricio Abubakir.  foto: Diego Freire 


Gunzeiras sob medida aos 5 melhores  foto: Diego Freire 
 



Rodrigo Barretto dando o recado.  foto: Diego Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário