domingo, 20 de setembro de 2009

Entre o Farol e as maiores ondas da Bahia, pedras e muita adrenalina. Lançamento do 2º Desafio Abubakir de Ondas Grandes.


Foi anunciado, no ultimo fim de semana, durante a etapa do Super Surf na Bahia, pelos seus organizadores Mauricio Abubakir e Rodrigo Barretto, o 2º Desafio Abubakir de Ondas Grandes em Salvador.

Repetindo 2008, o evento terá como palco a praia do Farol de Itapuã, o point break das esquerdas mais pesadas da Bahia em frente ao cartão postal de Salvador, o Farol de Itapuã.

Para quem tem dúvidas é só experimentar, esse pico tem uma onda grande e perfeita, tubular e que atura, quando todos os outros picos estão fechando, as maiores ondulações de S/SE suportando swels de até 12 pés, Hawaiian Scale, além de ter um quebra coco animal e ser infestado de pedras por todos os lados.

“A palavra chave para definir o pico é INTENSO, onde nem todos se sentem confortáveis, eu posso garantir isso do alto das minhas mais de dez temporadas havaianas”, declarou Klebão, baiano surf das antigas. “Sinto-me mais a vontade em Waimea, 15 a 18 pés do que no Farol de Itapuã com 10 pés, isso nos dias perfeitos porque com vento, a condição é muito mais Intensa ainda!!!..

O evento foi um grande sucesso no ano passado e teve altas doses de adrenalina garantida, já que as ondas gigantes quebravam out side way e as series quebravam em cima da bancada de fora, varrendo tudo. Mas o resultado final foram altos drops em ondas gigantes e lindas.

Para se ter idéia, o campeão foi Heloy Junior, local do pico que dropa todas e dá rasgadas insanas no critico, o segundo foi o Adriano de Jesus e o terceiro o Danilo Couto, imaginem o nível do campeonato e a magnitude das ondas desse evento.

Com esquerdas potentes que já foram retratadas aqui em outras oportunidades e que como em outros picos de ondas grandes do país assim como Fernando de Noronha, Itacoatiara, Itauna, Silveira, Praia da Vila é a grande estrela e faz a alegria dos Big Riders baianos. Tendo concorrido inclusive em 2008 ao premio Greenish da maior onda surfada do Brasil.

O mérito pela realização desse evento único, que já se torna uma realidade nos anais do Surf na Bahia e no Brasil, é dos seus idealizadores e surfistas locais que estão sempre lá a cada swell gigante, Mauricio Abubakir e Rodrigo Barretto, que arregaçaram as mangas e correram atrás para fechar mais esse grande evento na Bahia.

Além disso, tiveram o apoio inconteste de um grupo de empresários e dirigentes de empresas de outros segmentos, mas com o surf nas veias, que ignorando a crise apoiaram o desafio de diferentes maneiras para que esse não deixasse de acontecer da mesma forma apoteótica como foi na sua primeira edição.

Como uma grande festa e uma grande celebração ao culto das ondas grandes e a esses bravos guerreiros do mar, que as vem desafiar, esse evento oferece além de uma boa premiação e altas ondas, toda a adrenalina e a alegria de mais um dia de surf entre amigos.

“ Esse desafio é na verdade uma reunião de Big Riders de quatro gerações do surf baiano, que gostam de pegar as maiores ondas e de viver fortes emoções, despencando nas maiores ondas da Bahia” relata Mauricio Abubakir, idealizador do evento e um dos desbravadores do pico.

Mauricio Abubakir é uma referencia no surf da Bahia e freqüenta o Farol há muitos anos, sempre que quebra grande e desde o tempo em que ninguém surfava por ali, seja clássico ou cabuloso, ele está sempre lá, confortavelmente descendo as ladeiras nas maiores da serie, nas rainhas e sempre com um sorriso maroto no rosto deixando a meninada mais nova em xeque.

Com a mesma disposição que rema nas morras da Bahia e do mundo - o cara já surfou Waimea e Sunset Over Control - esse verdadeiro guerreiro do sur, pioneiro do Surf na Bahia, Mauricio caiu pra dentro dos contatos e reuniões com amigos das antigas, marcas de surf, buscou apoio, fez muita conta pra conseguir premiar os atletas e marcou a data de abertura da janela de espera.

No dia 1 de julho, o 2º Desafio Abubakir de Ondas Grandes será lançado oficialmente numa grande festa surf, com apresentação dos participantes, regras e condições da competição com o juiz ASP Lapo Coutinho, exposição de todos os tipos de pranchas e acessórios, vídeo, som, uma geladinha que ninguém é de ferro e muito acarajé. Axé Meu Rei!!!

Para a realização deste evento, foi fundamental o apoio e confiança dados pelos empresários que acreditam na cultura surf: A Rede Outlight, Top Empreendimentos, Procorpo Academia, Paraguaçu Engenharia, Asa de Águia, MidiaBus, Aldeia do Surf, Trip Surf, Bullys, Teccel, Bahia Fibra, Texiglass, Aeroflash, Tessatour, Uranus2 e Prefeitura de Salvador, com supervisão da Federação Baiana de Surf e coordenação técnica por Lapo Coutinho.

Danilo Couto, Heloy Jr, Mauricio Abubakir, Rodrigo Barretto, Mandinho, Eloy Lorenzo, Cacau e alguns outros já estão inscritos pra batalha, e você, vai puxar o bico?!

São 32 vagas disponíveis, com inscrição exclusiva na Aldeia do Surf em Jaguaribe e no dia do campeonato terá 50% de acréscimo no valor. Muitos Big Riders de fora da Bahia estão se manifestando em vir conhecer o potencial desse pico. É só chegar na boa e ver o que é que a Bahia tem.


Por Kleber Batinga






Nenhum comentário:

Postar um comentário